Agente de Crédito ou Agente Financeiro

No Brasil o Agente financeiro, Agente de crédito ou Financiador, facilitador ao acesso ao crédito, empréstimo e financiamentos para o consumidor

Agente de crédito ou Agente FinanceiroO Agente de Crédito ou Agente Financeiro, o que são, o que fazem? O Crédito pessoal pode ser obtido quase que em todo lugar aonde vamos, no bairro, nos grandes centros, na capital e no interior, todo lugar tem uma loja, financeira ou escritório de financiamentos. Para que serve mesmo o dinheiro emprestado? Ele serve para qualquer situação em que o consumidor precise adquirir um produto ou bem de consumo, se o cidadão não tiver dinheiro à vista, ele terá mesmo que optar por fazer um crédito pessoal, crediário no carnê, financiamento ou até mesmo um leasing (aluguel).

Muitos acreditando que essa transação financeira fica restrita entre o cliente e o estabelecimento comercial, no entanto, figura ai, um terceiro interessado e participante ativo nesta operação de crédito. Estamos falando do agente financeiro, agente de crédito ou agente financiador, neste último caso pode ser uma financeira, um banco ou uma empresa de leasing. Os agentes de crédito realizam as avaliações da atividade do contratante, da capacidade de endividamento, além de acompanharem a liberação dos recurso e alguns casos, acompanha a aplicação dos recursos.

O que é um agente financeiro para que serve

A resposta para essa pergunto é genérica:

1 -) Em geral o Agente Financeiro realiza seu trabalho com operações e transações financeiras, finanças. Neste campo você pode atuar como cobrador, analista de crédito, consultor de investimentos, broker, e muitas outras atividades do segmento. Os Agentes financeiros são encontrado mais facilmente em ambientes como as financeiras, factorings, empresas de cobrança e crédito, corretoras de valores e seguros etc.

2 -) Também podemos chamar de Agente de Crédito, a instituição bancária ou financeira que disponibiliza linhas e modalidades de crédito (recursos financeiros) para o consumidor através de correspondente bancário ou representantes convêniados.

Agentes no  Brasil

No Brasil são poucas as lojas ou empresas do comércio que possuem capital ou crediário próprio para financiar seus produtos, então para tornar mais dinâmico os negócios, elas utilizam bancos, instituições financeiras e empresas de crédito para fazerem o financiamento ou crediário dos seus produtos, desta forma conseguem financia serviços e bens que serão vendidos com pagamentos a prazo para o consumidor.

Condições para o crédito

De acordo com o prazo concedido para pagamento das parcelas, o financiamento pode ser em um período curto, médio ou de longo prazo. Chamamos de curto prazo, aqueles empréstimos que não excede o período de um ano, prazos de 3, 4, 6 até 12 meses são os mais comuns.

Os empréstimos e crédito pessoal feitos por um período médio são pouco mais extensos ex: 12, 18, 24, 36 meses, são considerados financiamentos de médio prazo. Geralmente são usados para financiar bens de consumo como: utensílios, motos, carros etc.

Operações de crédito por períodos mais longos contratados por mais de 36, 48, 60, 72 até 420 meses, são considerados financiamentos de longo prazo. Geralmente são usados para financiar bens duráveis como: carros, casas, apartamentos, iates etc., ou bens de raiz.

Quem costuma fazer esse tipo de financiamento, em geral acaba antecipando pequenas cotas de parcelas para amortização do saldo devedor, e assim elimina um pouco dos juros cobrados. Não podemos esquecer que quanto maior o prazo de um financiamento, empréstimo particular ou credito pessoal, mais caro fica o dinheiro dado como crédito para o consumo.

Em qualquer transação financeira que efetuarmos, pode ter certeza, ali teve a intervenção de um Agente de Crédito ou Agente Financeiro.

50 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !