Avalista para Empréstimo Pessoal

Quer ser avalista para empréstimo bancário ou financiamento? Entenda o papel do avalista em operações de crédito pessoal, empréstimos e financiamentos nas instituições financeiras. Leia tudo ..

Postado por , em Informações Úteis
Quer ser avalista para empréstimo bancário ou financiamento? Entenda o papel do avalista antes de ser um. Você sabia que os avalistas de empréstimos são um espécie em extinção, pois é. Para obter dinheiro algumas das modalidades de empréstimos pessoais que são encontrados no mercado, o solicitante tem de apontar alguém para ser o responsável solidário durante a vigência do contrato. Isto esta certo? Claro que esta. Está pessoa é conhecida como Avalista.

A função do avalista, neste caso ( empréstimo ) é de suma importância para que o acordo financeiro seja de fato concluído, dependendo do montante envolvido na operação. Antes de continuar, vamos entender o que significa ser “avalista”. De uma forma simplificada, é quando uma pessoa ou empresa se torna responsável por dar garantias de que o dinheiro solicitado no empréstimo será reembolsado em caso de falta do primeiro devedor.

Isso significa que, caso o solicitante do crédito pessoal, empréstimos ou financiamento não consiga saldar sua dívida, o avalista do empréstimo será acionado, tendo de assumir os pagamentos.

No entanto, ele paga “somente” o valor tomado (também conhecido como valor de face do título), e não os encargos (taxas, juros e demais tarifas) que caíram sobre o dinheiro. Inclusive, este ponto o difere de um fiador, que precisa quitar, inclusive, os juros e encargos.Avalista para Empréstimo Pessoal

Bom, a lista de documentos para quem deseja ser avalista não exige grandes esforços e além dos básicos varia de instituição para instituição. Na maioria das transações e orientado apresentação de algum tipo de comprovação de renda.

Caso o avalista seja casado de papel passado, para ser avalista é obrigatório que o companheiro (a) esteja não apenas ciente, mas de acordo com toda a transação. Se não estiver, nada feito. Estando tudo certo com a documentação, é quase certo que a pessoa será aceita para a exercer o papel de responsável pela negociação.

Entretanto, nem o solicitante, nem o avalista do empréstimo podem esquecer algo primário, o credor vai averiguar se existe algum tipo de restrição ao crédito.

Desta maneira, caso aquele que se dispõe a participar do acordo estiver na “lista negra” de órgãos como SPC e Serasa Experian, ele não será aceito na negociação.

Pense bem ao ser um avalista de empréstimo, se o seu amigo ou parente não pagar, você é quem paga!

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Deixe um Comentário

Os campos do formulário com * são obrigatórios .

Peça Seu Empréstimo Prefeitura SP e Pensionista IPREM Agora!
Solicite Aqui!