Consultar Serviço de Proteção ao Crédito

Qual o principal serviço de proteção ao crédito que temos no Brasil. Saiba como consultar o SPC, CCF, SCPC, SPC Brasil e Serasa Experian

Postado por , em Proteção ao Crédito
Consultar Serviço de Proteção ao CréditoOs Serviço de Proteção ao Crédito SPC, SCPC, SPC Brasil, Serasa Experian são entidades privadas “sem fins lucrativos” que auxiliam empresas, instituições bancárias e financeiras na tomada da decisão de crédito para o mais variados objetivos. Em todos esses serviços de proteção o consumidor inadimplente consegue fazer consultas de crédito grátis, porém esse serviço só é prestado pessoalmente, diferente do que muitos pensam, pela internet não é possível consultar o CPF, salvo em situações específicas como quando os órgãos enviam a “notificação” de aviso de inscrição do nome ou o comunicado para “negociação de dívidas”.

Os pricinpais e mais conhecidos serviços de proteção ao crédito que temos no Brasil são os que listamos no parágrafo abaixo, confira!

1 -) O SCP – “Serviço de Proteção ao Crédito” ou “Bureau de Crédito“, mais conhecido como SPC, é um serviço de informações de crédito, que utiliza dados de adimplentes e inadimplentes, tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas com objetivo de auxílio na decisão de crédito;
2 -) O SPC Brasil – SPC Brasil é o sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs);
3 -) O CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos;
4 -) O SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, é um serviço prestado pela Boa Vista Serviços;
5 -) A RENIC – Rede Nacional de Informações Comerciais;
6 -) A SERASA Experian – União da Serasa e Experian tornou-se a Serasa Experian, uma dos maiores bureaus de crédito do mundo e detentor do maior banco de dados da América Latina relacionado à consumidores, empresas privadas e grupos econômicos.

Fazer consulta completa no SPC – “Serviço de Proteção ao Crédito Grátis” não é possível. Fazer “consulta nos serviços de proteção ao crédito gratuitamente pela Internet”, também não é possível. Quem deseja realizar consulta de crédito deve ir pessoalmente ou por procurador nas lojas físicas dos órgão e fazer a solicitação.

Porque consultar os serviços de proteção

A consulta ao serviço de proteção ao crédito serve exclusivamente para verificação de restrições de crédito e dívidas no nome de um cidadão. A pessoa que deseja a consulta em geral quer saber se o seu nome está sujo, quanto está devendo, onde está devendo, quanto tempo a dívida está ativa e quando vai vencer.

Posso até dizer que a maioria das pessoas que deseja fazer a consulta aos serviços de proteção querem esta informação para saber exclusivamente quando a dívida irá caducar, vale lembrar que a dívida nunca caduca, quem caduca é a inscrição nos serviços de proteção ao crédito. Vencendo o prazo os credores não podem mais enviar a inscrição da dívidas, mas podem fazer as cobranças necessárias para reaver o dinheiro não pago.

Outra forma de fazer a consulta aos serviços de proteção é com o auxílio dos muitos sites para consulta ao SPC e Serasa com o pagamento pré-pago de pequenas quantias para ter acesso ao sistema, em geral esses sites são credenciados pela própria Serasa Experian e SPC. A maneira mais fácil e rápida de saber se o nome está com problemas, é acessando o próprio SPC Brasil, SPC e Serasa Experian comprando crédito para consulta.

Recebeu a notificação do SPC acesse o sistema aqui: notificação spc
Recebeu o comunicado do Serasa Experian acesse aqui: limpa nome online

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

3 Comentário

  • naiara de souza em: 29 / 03 / 13 às 9:56 pm

    quero saber se meu nome esta no spc

  • suely assis dias reis em: 22 / 07 / 13 às 11:04 am

    tem como saber quando vc paga uma conta não sabe onde esta o comprovante!!mais te sertesa que pagou!!o que fazer pode me ajudar!!!muito obrigada…..

  • heron de brito em: 29 / 10 / 13 às 6:36 pm

    gostaria de saber se ainda estou , e se estiver ,com meu nome no SPC quais as empresas que estou devendo,que irei tentar acertar na medida do possivel !

Deixe um Comentário

Os campos do formulário com * são obrigatórios .

Peça Seu Empréstimo Prefeitura SP e Pensionista IPREM Agora!
Solicite Aqui!