Consultar Serviço de Proteção ao Crédito

Qual o principal serviço de proteção ao crédito que temos no Brasil. Saiba como consultar o SPC, CCF, SCPC, SPC Brasil e Serasa Experian

Consultar Serviço de Proteção ao CréditoOs Serviço de Proteção ao Crédito SPC, SCPC, SPC Brasil, Serasa Experian são entidades privadas “sem fins lucrativos” que auxiliam empresas, instituições bancárias e financeiras na tomada da decisão de crédito para o mais variados objetivos. Em todos esses serviços de proteção o consumidor inadimplente consegue fazer consultas de crédito grátis, porém esse serviço só é prestado pessoalmente, diferente do que muitos pensam, pela internet não é possível consultar o CPF, salvo em situações específicas como quando os órgãos enviam a “notificação” de aviso de inscrição do nome ou o comunicado para “negociação de dívidas”.

Os pricinpais e mais conhecidos serviços de proteção ao crédito que temos no Brasil são os que listamos no parágrafo abaixo, confira!

1 -) O SCP – “Serviço de Proteção ao Crédito” ou “Bureau de Crédito“, mais conhecido como SPC, é um serviço de informações de crédito, que utiliza dados de adimplentes e inadimplentes, tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas com objetivo de auxílio na decisão de crédito;
2 -) O SPC Brasil – SPC Brasil é o sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs);
3 -) O CCF – Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos;
4 -) O SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, é um serviço prestado pela Boa Vista Serviços;
5 -) A RENIC – Rede Nacional de Informações Comerciais;
6 -) A SERASA Experian – União da Serasa e Experian tornou-se a Serasa Experian, uma dos maiores bureaus de crédito do mundo e detentor do maior banco de dados da América Latina relacionado à consumidores, empresas privadas e grupos econômicos.

Fazer consulta completa no SPC – “Serviço de Proteção ao Crédito Grátis” não é possível. Fazer “consulta nos serviços de proteção ao crédito gratuitamente pela Internet”, também não é possível. Quem deseja realizar consulta de crédito deve ir pessoalmente ou por procurador nas lojas físicas dos órgão e fazer a solicitação.

Porque consultar os serviços de proteção

A consulta ao serviço de proteção ao crédito serve exclusivamente para verificação de restrições de crédito e dívidas no nome de um cidadão. A pessoa que deseja a consulta em geral quer saber se o seu nome está sujo, quanto está devendo, onde está devendo, quanto tempo a dívida está ativa e quando vai vencer.

Posso até dizer que a maioria das pessoas que deseja fazer a consulta aos serviços de proteção querem esta informação para saber exclusivamente quando a dívida irá caducar, vale lembrar que a dívida nunca caduca, quem caduca é a inscrição nos serviços de proteção ao crédito. Vencendo o prazo os credores não podem mais enviar a inscrição da dívidas, mas podem fazer as cobranças necessárias para reaver o dinheiro não pago.

Outra forma de fazer a consulta aos serviços de proteção é com o auxílio dos muitos sites para consulta ao SPC e Serasa com o pagamento pré-pago de pequenas quantias para ter acesso ao sistema, em geral esses sites são credenciados pela própria Serasa Experian e SPC. A maneira mais fácil e rápida de saber se o nome está com problemas, é acessando o próprio SPC Brasil, SPC e Serasa Experian comprando crédito para consulta.

Recebeu a notificação do SPC acesse o sistema aqui: notificação spc
Recebeu o comunicado do Serasa Experian acesse aqui: limpa nome online

7 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !