Dinheiro emprestado, Bancos de Crédito e Empréstimos?

Atualmente você o conhece como Banco de Crédito ou Banco de Varejo, mais antigamente onde você conseguiria dinheiro emprestado

Dinheiro emprestado, bancos, empréstimos??? O que é isso??? Desde os primórdios até hoje em dia o homem ainda faz o que o macaco fazia, diz uma musica dos Titãs, analisando bem é uma meia verdade, uma vez que nos tempos dos homens das cavernas, por não existir nem a menção do que poderia ser o dinheiro, esses homens usavam mercadorias como base de troca entre si, essas trocas eram conhecidas como “escambo”.

Vamos deixar um exemplo para ficar mais fácil de entender: uma pessoa que plantava bananas fazia a troca dessas bananas  por algo que uma outra pessoa tinha produzido que fosse do seu interesse.

Com o passar dos tempos à troca de mercadorias entre os povos cresceu demasiadamente, posteriormente os homens começaram a fazer uso de um material precioso chamado ouro e também da prata como meio de facilitar o comércio em geral. Mas por ser de metal, o ouro e prata não eram fáceis, muito menos práticos carregar de um lado para o outro.

Bancos são instituições intermediárias entre agentes superavitários e agentes deficitários, que exercem, além de outras, a função de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. Todo banco, público ou privado, apresenta estas características. Os bancos tem também por funções depositar capital em formas de poupança, financiar automóveis e casas, trocar moedas internacionais, realizar pagamentos, entre outros”, segundo a Wikipédia.

A evolução dos Bancos

Para facilitar o transporte criaram as primeiras moedas, feitas em peças de ouro ou prata, nelas eram marcados o peso e seu valor. Da para imaginar a pessoa andando com um, dois, três quilos de ouro em moedas, além de ser muito perigoso andar carregando tal metal para cima e par baixo, naquela época também tinha ladrões, principalmente nas estradas, para ter uma idéia lembre daqueles velhos filmes de faroeste que com certeza vocês já assistiram. Por segurança alguns comerciantes decidiram deixar guardado em um lugar aonde sabiam como cuidar do ouro: o próprio Ourives.

Com essa prática, o ourives tinham que fornecer para o comerciante em troca das moedas que eram guardadas, um recibo informando o valor do depósito. De posse do recibo o comerciante negociava mercadorias diretamente com ele, pois todos sabiam que o recibo representava o ouro ou a prata guardados com algum ourives.

As pessoas da época com o passar do tempo, adquiriram mais confiança no recibo e começaram a utilizá-lo mais em suas negociações e nas transações comerciais. Aqui já percebemos a criação do papel moeda, que conhecemos até hoje como dinheiro, money, dindin, bufunfa, faz me rir etc.

Então você também pode perceber que o Ourives foi quem deu origem a idéia de banco que conhecemos hoje.

Bancos de Hoje

Atualmente você o conhece como Banco de Crédito, Banco de Varejo, Banco de desenvolvimento, Banco de investimento, Banco comercial, Bancos públicos, Bancos privados, Bancos cooperativos, Instituição bancária, Instituição de crédito, o nome pode mudar mas os objetivos são quase os mesmos, oferecer uma infinitas Linhas de crédito, Empréstimos, Financiamentos, Cartões de para crédito, Serviços e Produtos financeiros para os mais variados fins e para todo tipo de cliente. Quer dinheiro emprestado, peça ao Banco?

29 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !