Empretimo pessoal

Emprestimo pessoal, como é feito? Onde solicitar? Quer pedir dinheiro emprestado, saiba sobre prazos, condições e taxas dos emprestimos

emprestimo pessoalEmpréstimo pessoal! Como é feito? Onde pode ser solicitado? Pedir dinheiro emprestado é uma forma de emprestimo pessoal concedido com ou sem garantia. Para simplificar a explanação, em geral, é uma operação financeira realizada para conseguir captar recursos em dinheiro com o acréscimo da cobrança de juros e algumas tarifas.

A contratação é feita normalmente em instituições de crédito, bancos privados e estatais, empresas de crédito, associações, sindicatos de categorias, cooperativas de crédito, seguradoras, organizações não governamentais, parentes e amigos e emprestadores particulares (emprestimo com agiotas).

As transações são oferecidas em instituições autorizadas pelo banco central para empréstimo de dinheiro, a ação envolve uma série de pré-requisitos como: a pré aprovação, a garantia (refinanciamento de veículos e emprestimo imobiliário), avalistas, fiadores, cheques pré-datados, consignação em folha no pagamento, cartão de crédito (saque no cartão), entre outros.

Características dos empréstimos

Independente da forma como o emprestimo pessoal for feito, uma característica em comum entre todas as linhas de crédito e financiamentos disponíveis no mercado é, todos deverão ser reembolsados ao credor em parcelas mensais acrescidas de juros, esses juros podem ser fixados ou pré-fixados.

Fazer a devolução do empréstimo em um certo número de parcelas é outra características em comum, porém, a quantidade muda de acordo com o tipo e o montante que o solicitante pode comprometer na sua renda mensal. Prazo do empréstimo? Ao contratar um emprestimo pessoal, o cliente normalmente escolhe ou é determinado pelo credor um prazo específico para devolver o dinheiro financiado em prestações pagas mensalmente. Portanto, calcular o valor das parcelas e escolher a que melhor se adequar ao bolso, com certeza vai poupar alguns desgastes pela frente.

Os prazos do empréstimo pessoal varia entre prazos curtos, médios e prazos longos, as instituições oferecem períodos entre 10 dias (empréstimo com limite de crédito), empréstimo pessoal até 30 dias, mas normalmente são concedidos a partir de 6 parcelas chegando ao máximo de 48 parcelas ou 60 parcelas, claro que o prazo muda para + ou para – de devido aos critérios adotados pelos credores. Vale lembrar que as taxas de juros são divulgadas pelo BC.

Vale lembrar que os economistas e consultores de finanças são unânimes em desaconselhar a tomada de empréstimo pessoal sem que haja uma necessidade emergencial de qualquer natureza, muitos esquecem que empréstimo são dívidas, e se mal administradas conseguem destruir o orçamento ou a vida financeira de um cidadão ou de uma família. Porém, se for feito um emprestimo pessoal consciente e bem administrado, o efeito pode ser benéfico.

Condições do empréstimo

emprestimo pessoalCom exceção dos empréstimos particulares, as operações concedidas por instituições de crédito e bancárias, só liberam os recursos solicitados ao cliente depois de realizado uma análise de crédito no cadastro, casa haja alguma pendência financeira, restrição no nome ou inscrição do CPF do cliente nos órgãos de proteção como o SCPC e Serasa etc., n grande maioria não empresta o dinheiro solicitado, ficando a exceção somente para o “empréstimo pessoal com consignação em folha de pagamento”.

Empréstimo pré aprovado

Um tipo de empréstimo pessoal fácil para ser obtido a qualquer hora. Ele está livre de burocracia e pode ser solicitado de dia, de noite ou até de madrugada, não precisa ir ao banco para assinar nenhuma papelada, é chamado de limite de crédito. Esse tipo de operação se enquadra com emprestimo pessoal pré-aprovado, para contratar basta o correntista fazer uma ligação por telefone ou dar alguns cliques através do acesso sistema bancário no site do banco via Internet, feito isso, o valor do dinheiro é disponibilizado imediatamente.

Existem inúmeros tipos de emprestimo pessoal, modalidades, linhas de crédito e financiamentos, se você está pensando em fazer um, a melhor dica é pesquisar, analisar e ponderar, se não tiver jeito, faça a contratação ciente que o empréstimo vai ter que ser devolvido ao credor, caso  contrário você terá problemas.

18 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !