Qual a idade mínima e máxima no Financiamento Imobiliário?

No Brasil são três as modalidade de financiamento imobiliários mais importantes que o consumidor pode contratar. Que idade é limite?

idade no financiamento imobiliário
Minha idade interfere no período do financiamento imobiliário? Não só interfere no financiamento de imóveis, mas também em “empréstimo de longo prazo” como os “empréstimos consignados” e “crédito direto ao consumidor”. O financiamento imobiliário nos últimos anos deu um salto espetacular, tanto no volume de concessões para compradores da casa própria, quanto na queda das taxas de juros, condições e facilidades que estão sendo oferecidas pelas instituições financeiras brasileiras.

No Brasil são três as modalidade de financiamento imobiliários mais importantes que o consumidor pode contratar.

1ª -) Sistema Financeiro de Habitação (SFH) – nessa modalidade o crédito concedido pelos bancos e fornecedores de crédito fica restrito à no máximo R$ 500 mil para compra de imóveis, os recursos utilizados são da poupança e do FGTS. No Sistema Financeiro de Habitação (SFH) as instituições são obrigados oferecer a modalidade porém são submetidas às regras pré determinadas, os juros máximos aplicados são de 12% ao ano mais a TR.

2ª -) Carta Hipotecária (CH) –  modalidade de financiamento destinada a compra de imóveis com valor superior a R$ 500 mil, os bancos são livres para aplicar a taxa de juros que acharem conveniente.

3ª -) Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) – nesse sistema, as instituições podem oferecer prazos, juros e demais condições ou facilidades que quiserem. Para conceder o financiamento, os recursos são dos próprios credores.

Idade mínima e máxima

A idade mínima para obtenção de empréstimo pessoal e crédito para compra de bens duráveis, no financiamento de imóveis é preciso ter 18 anos para assinar qualquer contrato. Além da idade mínima, as instituições limitam a idade máxima para a contratação de algumas modalidades de financiamentos entre 79 e 80 anos e 6 meses. ou seja, dependendo da idade atual, se ultrapassar a idade limite, a instituição nega o financiamento.

O Financiamento Imobiliário é uma operação de crédito que envolve riscos para os credores, como toda transação financeira, os bancos e financeiras buscam formas e meios de se proteger e evitar a inadimplência e a retomada do imóvel do mutuário são fatores levados em consideração na hora de conceder o crédito.

Considerações no Financiamento

Para conseguir financiamento imobiliário o interessado deve levar em conta dois fatores: 1º. Ter qualquer tipo de problema de crédito ou restrição, impedirá a liberação do financiamento. 2º. A idade, você não conseguirá financiar imóveis se o prazo do financiamento escolhido ultrapassar o limite máximo estabelecido pelo banco. Exemplo: se você esta com 55 anos, o prazo máximo de financiamento é de 25 anos.

Quanto às garantias, a maioria das instituições financeiras exigem que o imóvel seja alienado fiduciariamente, na alienação fiduciária o imóvel fica como garantia do financiamento e só será realmente do mutuário quando terminar de pagar todo o plano, e caso não consiga pagar as prestações, perderá o imóvel.

21 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !