Qual a idade mínima e máxima no Financiamento Imobiliário?

No Brasil são três as modalidade de financiamento imobiliários mais importantes que o consumidor pode contratar. Que idade é limite?

Postado por , em Financiamentos, Informações Úteis
idade no financiamento imobiliário
Minha idade interfere no período do financiamento imobiliário? Não só interfere no financiamento de imóveis, mas também em “empréstimo de longo prazo” como os “empréstimos consignados” e “crédito direto ao consumidor”. O financiamento imobiliário nos últimos anos deu um salto espetacular, tanto no volume de concessões para compradores da casa própria, quanto na queda das taxas de juros, condições e facilidades que estão sendo oferecidas pelas instituições financeiras brasileiras.

No Brasil são três as modalidade de financiamento imobiliários mais importantes que o consumidor pode contratar.

1ª -) Sistema Financeiro de Habitação (SFH) – nessa modalidade o crédito concedido pelos bancos e fornecedores de crédito fica restrito à no máximo R$ 500 mil para compra de imóveis, os recursos utilizados são da poupança e do FGTS. No Sistema Financeiro de Habitação (SFH) as instituições são obrigados oferecer a modalidade porém são submetidas às regras pré determinadas, os juros máximos aplicados são de 12% ao ano mais a TR.

2ª -) Carta Hipotecária (CH) –  modalidade de financiamento destinada a compra de imóveis com valor superior a R$ 500 mil, os bancos são livres para aplicar a taxa de juros que acharem conveniente.

3ª -) Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) – nesse sistema, as instituições podem oferecer prazos, juros e demais condições ou facilidades que quiserem. Para conceder o financiamento, os recursos são dos próprios credores.

Idade mínima e máxima

A idade mínima para obtenção de empréstimo pessoal e crédito para compra de bens duráveis, no financiamento de imóveis é preciso ter 18 anos para assinar qualquer contrato. Além da idade mínima, as instituições limitam a idade máxima para a contratação de algumas modalidades de financiamentos entre 79 e 80 anos e 6 meses. ou seja, dependendo da idade atual, se ultrapassar a idade limite, a instituição nega o financiamento.

O Financiamento Imobiliário é uma operação de crédito que envolve riscos para os credores, como toda transação financeira, os bancos e financeiras buscam formas e meios de se proteger e evitar a inadimplência e a retomada do imóvel do mutuário são fatores levados em consideração na hora de conceder o crédito.

Considerações no Financiamento

Para conseguir financiamento imobiliário o interessado deve levar em conta dois fatores: 1º. Ter qualquer tipo de problema de crédito ou restrição, impedirá a liberação do financiamento. 2º. A idade, você não conseguirá financiar imóveis se o prazo do financiamento escolhido ultrapassar o limite máximo estabelecido pelo banco. Exemplo: se você esta com 55 anos, o prazo máximo de financiamento é de 25 anos.

Quanto às garantias, a maioria das instituições financeiras exigem que o imóvel seja alienado fiduciariamente, na alienação fiduciária o imóvel fica como garantia do financiamento e só será realmente do mutuário quando terminar de pagar todo o plano, e caso não consiga pagar as prestações, perderá o imóvel.

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Deixe um Comentário

Os campos do formulário com * são obrigatórios .

LIBERADO !!! Empréstimo PMSP e Pensionista IPREM - BMG e DAYCOVAL
Clique Aqui!