Cartão perdido ou roubado

Com cartão perdido ou roubado não se pode brincar, informe o mais rápido possível, saiba mais as diversas maneiras de não ser responsabilizado por gastos indevidos nas faturas do cartão.

Ter um cartão perdido ou roubado pode ser um grande problema? Claro! Todos os dias, muitos consumidores relatam o extravio, perda ou o roubo de cartão de crédito. Quanto um cartão de crédito é perdido ou roubado, seu titular precisa o quanto antes informar sua administradora e fazer um B.O na delegacia de polícia mais próxima.

Ao realizar esse simples procedimento, as chances é que você seja isentado de responsabilidades por transações que você não fez, ou seja, indevidas. Vamos as dicas simples do que fazer quando seu cartão ou cartões de crédito são perdidos ou roubados. Vamos entender também, porque você deve relatar o roubo imediatamente. O que fazer quando seu cartão de crédito sumiu ou foi roubado?

Em primeiro lugar: entre em contato telefônico com sua administradora de cartão assim que tiver certeza de que seu cartão foi subtraído ou perdido. Isso só não basta, vá até uma delegacia mais próxima ou acesse o site da polícia do seu Estado e faça um Boletim de Ocorrência relatando o ocorrido, depois, envie para a administradora do cartão caso seja solicitado.

A maioria das administradoras de cartão de crédito têm números gratuitos com representantes em seus telemarktings ou call centers com pessoas ao vivo para receber o seu relato e realizar todas as medidas necessárias como: cancelar ou bloquear o cartão de crédito em questão.

Em segundo lugar: quando for possível envie um fax, e-mail ou uma carta com o protocolo de atendimento da sua chamada para a empresa do cartão de crédito. Não esqueça de manter uma cópia como prova de que você solicitou o cancelamento em uma determinada data e hora.
Cartão perdido ou roubado
Em terceiro lugar: feito todo o procedimento anterior, comece a monitorar os extratos dos cartões roubados ou perdidos, essa é uma ação obrigatória, anote todas as transações indevidas que por um acaso surgirem em suas faturas – as que você não fez. Relate todas as transações questionáveis ​​para sua administradora de cartão de crédito sempre que forem lançadas.

Apesar de parecer um procedimento chato, além do relato por telefone protocolada, sempre envie um fax, email ou carta para os endereços corretos, informando erros nas faturas. Mais uma vez, mantenha cópias para você mesmo.

Em quarto lugar: não é nosso costume, mas algumas pessoas costumam contratar seguro proteção de crédito ou seguro contra roubo e perda de cartões, em alguns casos, seguros residenciais cobrem todo tipo de perdas, inclusive os de cartões, verifique para ver se a sua política de sinistro irá cobrir quaisquer encargos oriundos de cartão pedido ou roubado.

Comunicar cartão perdido ou roubado?

Assim que o seu cartão de crédito perdido ou roubado for informado ao banco ou administradora, a partir desse momento em diante o titular ou adicionado não poderá ser responsabilizado por quaisquer transações não autorizadas. No entanto, se você deixar de informar que perdeu ou seu cartão foi roubado, isso significa que você vai ter que arcar com todos os encargos e custos até que você relate o acontecido.

Vamos ao exemplo: se você relatar dois ou três dias depois que seu cartão foi roubado, dificilmente escapara de ser o responsável pelos custos de compras, se em dois dias houver compras dentro do seu limite de crédito. Vale lembrar que esse prazo difere em diversas situações.

Caso você tenha seguro como já dizemos antes, verifique os prazos permitidos para informar sobre o cartão perdido ou roubado, cada administradora possuí políticas próprias e diferentes, mas muito parecidas entre elas, então, nada melhor ao contratar um cartão crédito, você saiba essas informações de ante-mão para não ser pego de surpresa, com leis e regras sobre as responsabilidades sobre os encargos.

Infortúnios podem ocorrer, e se proteger deles é fácil, principalmente com extravios, perdas ou roubos de cartões de crédito. Quando você suspeitar que um ou mais cartões foram perdidos ou roubados, ou se detectar qualquer gasto incomum na fatura, informe imediatamente seu banco ou administradora para proteger seu dinheiro.

Com cartão perdido ou roubado não se pode brincar, informe o mais rápido possível.