Skip to content

Fui demitido, Pago o Empréstimo ou não?

Tenho que pagar o empréstimo se eu for demitido? Claro, qual a dúvida. O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito mais baratos do Brasil, só que apenas algumas classes de cidadãos podem solicita-lo, os aposentados, pensionistas, servidores públicos e militares podem obter dinheiro emprestado com condições especiais. Além de poder fazer novos empréstimos, tem ainda acesso a refinanciamentos ou a venda de dívidas dos empréstimos com taxas muito baixas.

Perdeu o emprego mas tem dívidas …

Você perdeu o emprego e tem dívidas. Que pena. É hora de ser adulto e usar seu bom senso para lidar com a situação. Ninguém precisa de heróis quando os tempos são bons – é quando a vida começa que você precisa de uma cabeça fria. Perdas de emprego podem ocorrer por vários motivos. Portanto, seja qual for o motivo pelo qual você perdeu o emprego, reaja de maneira a tirar o melhor proveito do novo estado de coisas. Veja desta maneira – por enquanto, esse é o seu novo emprego.

E trabalhadores formais de empresas privadas, podem fazer o consignado em folha? Sim, desde que a empresa que trabalha tenha convênio com um banco, financeira ou instituição de crédito que conceda a operação de consignação no salário.

Tudo bem! Pude fazer o empréstimo consignado no salário, só que fui demitido da empresa, e ficou um saldo devedor com muitas parcelas, o que acontece?
Fui demitido Pago o Empréstimo
O empréstimo consignado é famoso por suas facilidades, não é questionável que a modalidade é uma excelente opção para quem quer dinheiro emprestado para resolver questões pessoais ou aproveitar as vantagens do empréstimo para eliminar dívidas caras.

No consignado as parcelas são reembolsadas diretamente no salário do contratante, é descontado pelo empregador e direcionado ao banco credor, aquele que emprestou o dinheiro.

Para o banco é ótimo, um vez que tem a garantia que vai ser reembolsado a quantia emprestada. É por isso que as taxas de juros aplicadas são baixas.

Demitido ou decidir sair do emprego

Voltando a demissão, caso o trabalhador privado seja demitido ou decidir sair do emprego, é obvio que o saldo devedor terá que ser pago. Na hora do acerto da rescisão a empresa empregadora desconta até 30% do valor devido. Esse desconto é usado para liquidar a dívida do consignado. Esse desconto só pode acontecer se previsto no contrato firmado com o credor.

Mais um detalhe, se o desconto feito pelo empregador de 30% da rescisão não quitar a dívida totalmente, você vai ter que negociar com a instituição como vai reembolsar o restante do saldo.

Quero mudar de emprego, como fica meu consignado? Se resolveu sair do emprego para se empregar em outro, certamente sofrerá o desconto já citado de 30% na rescisão. Vale mencionar que neste caso a dívida pode ser transferida para a próxima empresa, desde que ela tenha convênio com o mesmo banco que fez o empréstimo. Outra forma é mudar a conta salário para o banco credor.

Quer saber mais detalhes mais sobre demissão tendo empréstimo consignado, fale com seu RH e sane suas dúvidas!

Faça um novo orçamento financeiro

Elabore um novo orçamento que reflita sua perda de receita. Figura em sua indenização, se houver, e benefícios de desemprego. Liste suas dívidas e outras obrigações. Determine quais pagamentos podem ser reagendados ou reduzidos. Seu cônjuge e filhos mais velhos podem obter renda com o trabalho de meio período

Planeje sua procura de emprego

Decida o tipo de trabalho que você procurará. Se o seu problema foi com o trabalho em si, esta poderia ser sua oportunidade de encontrar um emprego mais adequado.

Se você conhece uma empresa ou um segmento do setor em que suas habilidades e interesses se encaixam bem, concentre seu foco lá. Escreva um currículo que apresente seu histórico, educação e habilidades de maneira atraente. Obtenha ajuda com isso, se precisar.

Você vai querer mostrar ao seu banqueiro que está trabalhando em um plano de pesquisa de emprego bem pensado.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comments (21)

É quando eu tenho dois consignados de intituições diferentes??

Responder

Com relação a empréstimo pessoal com desconto em conta corrente, não e consignado, o banco pode antecipar as parcelas pendentes sem antes me avisar, isso ocorreu comigo após ser demitido, mesmo mantendo minha conta aberta.

Responder

Pago um empréstimo com desconto em folha. Como faço para pagar através de boleto, já que agora estou desempregada ? Recebi e-mail de cobrança,mas não veio nenhum boleto .

Responder

SAIR DA EMPRESA DEVENDO 17 PARCELAS DE 154,82 A EMPRESA DESCONTOU MAS DO QUER 30 PORCENTO QUE ESTAR ESCRITO NO CONTRATO O QUE FAÇO

Responder

meu nome renato sai da empresa devendo 17 parcelas de 154,82 a empresa descontou mas de 30 porcento o que faço

Responder

tenho 2 emprestimos consignados de bancos diferentes,quero saber qual a porcentagem qu podera ser descontada da minha rescisao?
Ou seja 30% para abater os dois emprestimos ou 30% para cada um dos emprestimo.?

Responder

Fiz um empréstimo consignado, fui demitido e ao sair teve o desconto de 30% da minha recisão.

Arrumei um emprego novo, e o banco que a empresa trabalha é o mesmo da minha divida!

Gostaria de saber se eles vão poder descontar automaticamente da minha conta mesmo eu não querendo?

Grato

Responder

fiz um empréstimo consignado, quando era empregado publico, mudei de órgão e agora sou estatutário e não esta mais descontando em folha e eu não estou conseguindo paga – lo, o que pode acontecer?
Meu nome poderá ficar com restrição somente por cinco anos?
A União poderá me tomar algum bem?

Responder

Trabalho num hospital, onde não tem convênio médico. Porém eu utilizo os serviços do mesmo e pago 10% do valor do q eu necessitar, fiz duas cirurgias e nem sei quanto devo a empresa, q desde então efetuava os descontos de 30% em folha. Agora fui demitida, sei q o valor da dívida está acima do q receberei de recisão, eles podem descontar tudo??? E os 40% de multa do FGTS, eles podem descontar desse dinheiro, ou são obrigados a depositar???

Responder

Fiz um empréstimo consignado de 15.0000,00 48 x de 720 paguei 4 parcelas de 720 fui demitida eles irão descontar 30% em cima da minha rescisão mais vai abater esse valor encima do valor total financiado em 48 vezes ou encima do valor real que eu peguei de 15.000,00 ?

Responder

Ola bom dia, fui demidito e os 30% quitou todo,o meu empréstimo. Eu queria sabe se nao tem desconto.

Responder

Sou professora contrato temporário do RJ vcs fazem empréstimo com desconto em folha?

Responder

ola boa tarde, preciso de oriéntação, fui demitido da prefeitura depois de mais de 32 anos de trabalho, eles estão alegando que eu estava irregular por estar em funsão pública,to com empréstimo consignado em dois bancos, eu sou obrigado a pagar estes dois bancos?

Responder

minha filha foi demitida dia 20 de abril no dia 24 foi depositado a resisão,foi descontado as7 ultimas parcelas do consiguinado, mas a empresa não pagou o banco , meu nome foi para o serasa , o que fazer.

Responder

fiz um empréstimo consignado, no valor de 3.000.00, financiei em 36 meses de 154.13, ja pagei 16 parcelas, mas agora fui mandado embora como funciona o descontos?

Responder

Boa tarde,

Gostaria de saber se e descontado 30% do meu emprestimo consignado dos meus 40% do meu FGTS?

Responder

Trabalhei na Prefeitura da minha cidade com contrário temporário,só que meu contrato sempre era renovado, e a a prefitura tinha convenio com o banco Banif para empréstimo consignado,o qual foi liberado uma margem consignável, para que eu pudesse tirar o devido empréstimo. Mediante isto o Banif fez o emprestimo para desconto em folha de pagamento, e como era a Prefeitura que deu a informação que eu teria essa margem e que descontaria da minha folha de pagamento, a operação foi efetuada. Depois de um determinado tempo descontando a Prefeitura parou de descontar, porque se encontrava com problemas financeiros, o que não foi por minha culpa, ai o banco começou a me ligar , me precionando para pagar, e como meu salário era salário mínimo)aliás, a Prefeitura continuava a descontar do meu pagamento, só não repassava para o banco), o que sobrava não dava para eu pagar a parcela que a prefeitura tirava do meu salário e não repassava paras a financeira. Depois de um determinado tempo, a Prefeitura me demitiu e ai piorou as coisas, porque sem salário e sem emprego, como eu conseguiria quitar minha dívida, o Banco até hoje me precionando
d, estou com 65 anos e estou em tempo de ficar louco e para piorar, fui tentar financiar um imóvel barato pra mim morar, porque sem emprego e dependendo da familia pra me ajudar a pagar um aluguel, tentei entrar no programa minha casa , minha vida naquele padrão mais baixo para idoso e sozinho, porque sou separado, e me foi negado porque meu nome se encontra no Serasa devido a este empréstimo, preciso saber o que fazer, estou pedindo uma orientação, para isso pedi minha cunhada Lucia para mandar este email, a fim de ser orientado, pelos transtornos e dor de cabeça que estou enfrentando. Agradeço e espero resposta.

Responder

Olá Zenon,

Procura um órgão de proteção ao consumidor como um PROCON ou advogado público por exemplo e descubra a possibilidade de acessar o banco e a prefeitura juridicamente por danos financeiros e morais devido o seu nome estar no spc.

At.
Carla K.

Responder

gostaria de saber sobre meu emprestimo ,já q fui demetido e a empresa não pagou os 30 % ao banco ,eu tenho q pagar todo o valor

Responder

Eu gostaria de fazer um empretimo para poder limpar meu nome…

Responder

Eu gostaria de fazer um empretimo para poder limpar meu nome

Responder