Empréstimo com agiota – Tem pessoas que pedem empréstimo pessoal, contudo, tem outras que emprestam dinheiro. Muito óbvio isto! Nestes casos podemos relacionar duas linhas de crédito totalmente opostas mas que significam mais ou menos a mesma coisa.
Primeiro – emprestadores particulares: sites de empréstimo coletivo e crowdfunding.
Segundo – emprestadores particulares: empréstimo com agiotas ou praticar a agiotagem.
Todos já tiveram aquele momento – preciso de dinheiro urgente – no entanto, por motivos particulares perderam o acesso aos bancos e financeiras tradicionais, e agora, não podem solicitar empréstimo em qualquer que seja a instituição creditícia que consulta ao Serasa e SPC. Quando o acesso ao crédito não é perdido por ter (nome sujo), score baixo, histórico de crédito ruim ou pontuação de crédito baixa, as pessoas normalmente recorrem aos empréstimos com familiares e parentes, empréstimos entre pessoas, emprestadores online para particulares ou dinheiro emprestado com agiota.
Empréstimo com agiota – esse tipo de emprestador é seguro?
Pegar dinheiro emprestado com agiota (empréstimo com agiota), é a maneira comum e fora da lei de conseguir dinheiro com alguém. Uma pessoa que tem dinheiro de sobra, empresta recursos financeiros para pessoas que não tem ou não podem emprestar em bancos. Nessa transação, não existe nenhum contrato legal, os juros são altos e o reembolso deve ser feito a cada 30 dias a partir do recebimento do dinheiro. Pegar empréstimo de agiota é bem comum e faz parte da vida de muitos brasileiro, mas possui prós e contras, assim como outros tipos de operação financeira legal. Confira!
Quais os requisitos exigidos pelo agiota ao liberar empréstimo?
Que documentos são necessários para pedir dinheiro a um agiota. Um agiota é uma pessoa sem ligação nenhuma com órgãos reguladores de crédito como o Banco Central do Brasil e associações comerciais. Porém, eles emprestam dinheiro para pessoas que os procuram. A taxa de juros são definidas por eles mesmos e cada um cobra o que acham melhor. Sendo assim, as taxas da agiotagem podem chegar a até 30% do valor liberado, pagos a cada 30 dias de uso do dinheiro.
Leia também:
Agiota fácil é um emprestador confiável e seguro?
Os “modus operandis” variam, então, alguns agiotas nem solicitam documentos para poder emprestar dinheiro, sendo apenas exigido a assinatura de uma ou mais notas promissórias que serve como garantia do acordo financeiro entre o tomador e o agiota. A nota promissória é usada quando há descumprimento do acordo, ou seja, falta de pagamento.
Mas a grande maioria dos agiotas exige praticamente todos os documentos que uma financeira pede para emprestar dinheiro as pessoas. É possível, em alguns casos, que seja assinado um contrato mais formal (sem validade), mas formal. É solicitado apresentar cópias originais de documentos particulares como identidade (RG), CPF, comprovante de endereço e renda, e por incrível que pareça, tem agiota que faz consulta aos órgão de proteção para consultar o histórico de crédito.
#1 – Prós do empréstimo com agiotas
Estar negativado e com nome sujo. Sem dúvidas procurar por um agiota é basicamente para ter a vantagem de poder pegar empréstimo mesmo negativado com nome sujo e por não ter a consulta ao Serasa e Spc que é comum em bancos e financeiras. Por isso boa parte das pessoas que estão com nome negativado conseguem o dinheiro rapidamente, é um dinheiro caro, mas conseguem. Outra classe de pessoas são:
- Cidadãos que não possuem conta em banco
- Pessoa que não tem score para ter crédito no sistema financeiro
- Pessoas que não conseguem comprovar renda. Por tudo isso, o agiota se torna a forma mais rápida e fácil de obtenção de dinheiro emprestado sem burocracia.
Não possui burocracia. Pegar empréstimo com agiota não vai exigir as burocracias que os bancos e instituições financeiras utilizam em suas regras e políticas de crédito, o dinheiro é liberado na hora sem ter que ficar aguardando dias para ser aprovado na análise.
#2 – Contras do empréstimo feito nos agiotas
Pegar empréstimo de agiotas no Brasil e muito comum, no entanto, essa prática é conhecida por ser ilegal, ou seja, é contra a lei. Exercer a função de agiota é crime passível de punição com prisão. Fazer um empréstimo com agiota também coloca o devedor na mesma condição de contraventor. Além disto, a agiotagem não é regulamentada, então, conseguir dinheiro emprestado com agiota vai gerar uma grande dor de cabeça para maioria dos tomadores.
Não seja a próxima vítima de um agiota
Aqui está o problema: só porque você acha que tem que fazer negócios com um agiota, não significa que você realmente tem que fazer. Claro, seu crédito em débito deve ser pago, é provável que você não tenha o dinheiro necessário para liquidar seu próximo aluguel, o a parcela do seu carro.
Mas não deixe que esses tubarões de fala mansa te convençam que eles são sua única esperança para conseguir o dinheiro necessário para os seus afazeres e saldar seus compromissos.
Conclusão sobre os tipos de empréstimos com agiotagem
Sendo dinheiro de empréstimo com agiota ou não, de qualquer forma será uma divida que terá de ser paga, e se você já está todo comprometido com dividas, por que fazer uma que trará mais problemas. Esteja ciente que tomar empréstimo em agiota é uma prática ilegal, tem juros altíssimos e você oferece garantias, mas não tem nenhuma que te protege.
Procure outras formas de emprestar dinheiro que não irão comprometer ainda mais sua vida financeira, um exemplo legal é o empréstimo com restrição com liberação rápida feita em sites de correspondentes online. Não aceite qualquer negócio só porque você esta precisando de dinheiro.