Por que limpar seu nome do SPC, SCPC e Serasa?

ter o nome limpo não só abre portas em bancos e financeiras para crédito pessoal, empréstimos e financiamentos de bens, como também facilita vagas de empregos em empresas..

Por que limpar seu nome? Quer limpar o nome gratuitamente sem pagar as dívidas? Renegociar dívidas para “limpar nome” dá certo?‎ Ter o nome sujo na praça ou estar com restrição não só atrapalha realizar operações de crédito como também muitos outras coisas importantes na vida de um cidadão.

Vale lembrar que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) já determinou que qualquer todo ou qualquer empregador tem o direito de definir a forma, as regras e as condições para a contratação de um funcionário, inclusive com direito de consultar ao SPC e Serasa, ou seja, consultar os cadastros de restrição de crédito.

Na visão do TST, não há aparo legal para proibir ou impedir que a consulta aos cadastros de restrição ao crédito SPC, SCPC ou Serasa seja feita antes da empresa contratar o funcionário. O processo de eliminação pode ser concluído antes mesmo do candidato ao emprego chegar a fase de entrevistas. Olhando desta vista, ter o cidadão que tem o nome sujo pode ser barrado em qualquer vaga de emprego que concorrer.

Não é de hoje que todos nós sabemos que esta negativado por causa de inadimplência por si só já causa diversos efeitos nocivos financeiramente e outros muitos contratempos ao cidadão. Com nome sujo, o cidadão tem recusa na solicitação da maioria de crédito no sistema financeiro, não pode abrir conta corrente, cartão de crédito somente em muitos poucos casos (pré-pagos), etc.limpar seu nome do spc e serasaPortanto, já deu pra entender que além de ficar muito difícil pedir empréstimos, financiamentos ou cartões de crédito, quem está procurando por uma vaga de emprego e esta com restrição no nome, a principio deve renegociar as dividas e reestabelecer a limpeza do nome o quanto antes.

E por falar nisso, só não vale se desesperar e sair por ai contratando qualquer empresas que diz limpar o seu nome, evite esse tipo de contratação, principalmente essas empresas na internet que garantem limpar o seu nome com a exclusão do SPC e Serasa sem ter que quitar a dívida completamente. Não existe milagre para limpar o nome.

Vamos recapitular como são as únicas formas que um cidadão tem para ter o seu nome sem restrição, são três as formas:

1ª – Liquidando a dívida à vista ou renegociando.
2ª – Aguarda o prazo de 5 anos de inadimplência para “caducar” ou;
3ª – Entrando com processo judicial.

Vale mencionar que quando o devedor quita suas pendências, o credor deve excluir o nome do consumidor do cadastro do SPC ou Serasa os mais comuns em até 5 dias úteis. O prazo vale tanto para pagamentos a vista quanto para débitos parcelados. Pelo artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor, o nome do consumidor deve ser excluído dos cadastros negativos após 5 anos, mesmo se não quitou a dívida.

No entanto, as restrições saem apenas do SPC e Serasa, ficando o devedor com restrição interna na instituição ou empresa que levou o calote, vamos ao exemplo: você deixou caducar R$ 6.500 no banco Santander, passados os cinco anos, seu nome saiu do SPC ou Serasa dependendo do débito, no entanto, conta no sistema interno do banco a pendência. Em todas as empresas ligadas ao Santander vai constar essa restrição interna, apesar do seu nome estar limpo para as demais instituições.

Portanto, ter o nome limpo não só abre portas em bancos e financeiras para obter crédito, empréstimo pessoal e financiamentos de bens, como a de empregos e vagas em empresas.

13 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !