Limpar o nome, qual o prazo da prescrição de dívidas?

Limpar o nome e o prazo de prescrição das dívidas talvez seja a grande preocupação de quem esta endividado ou com dividas na praça

Limpar o nome e prescrição das dívidas, esse talvez seja uma das grandes preocupações de quem esta endividado, principalmente par quem esta com intenção de limpar o nome. “Cada tipo de dívida tem um prazo para prescrever”, vamos quais são. Ficar com o nome na lista de inadimplentes é uma das situações mais ruins na vida de um cidadão. O que muita pessoas desconhecem é que mesmo caducando ou prescrevendo a dívida ela pode continuar, em alguns casos o nome permanece “sujos” até mesmo após os prazos legais de vencimento.
prescrição de divida para limpar o nome

Saber qual o prazo que o nome fica sujo na praça é campeão de pesquisas no www.google.com.br, muitos querem saber como limpar o nome dos órgãos e outros simplesmente querem saber quanto tempo terá que aguardar para que o nome sujo saia do SPC, Serasa ou CCF e se livrar da dívida, ledo engano.

Segundo o Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, o nome do endividado inscrito como inadimplente não pode permanecer na lista de devedores por mais que 5 anos, detalhe importante que por vezes é desrespeitado por algumas instituições e empresas de cobrança.

link Serasa promove o Feirão Limpa Nome para endividados

link Limpar o Nome com restrição na praça com instruções

“A cobrança indevida por empresas e instituições após a prescrição das dívidas é ilegal, os credores só pode realizar a cobrança dentro do tempo limite. Se por um acaso, essa cobrança for feita ao consumidor, ele deve formalizar uma reclamação por escrito, procurar o Procon e/ou entrar com uma ação judicial exigindo reparação de danos”

O tempo de cobrança varia de acordo com o tipo de dívida, por ter prazos específicos o consumidor deve ficar atento as cobranças feitas pelos credores e empresas terceirizadas contratadas para esse fim.

Vamos aos exemplos, pessoas que se tornaram inadimplentes por atraso com:

1 -) Aluguel: aluguéis, podem ser cobrado pelo período de 3 anos;
2 -) Contas de consumo: dívidas de boletos bancários, cartões de crédito e planos de saúde são 5 anos para cobrar;
3 -) Serviços públicos: contas de serviços públicos como água, luz e telefone prescrevem com 5 anos após a data de início da inadimplência.

link Como limpar o nome com restrição no SPC e Serasa?

link Limpar seu nome! Por que limpar o nome. Esta com restrição

Limpando o nome da lista

Você esta disposto em limpar o nome inscrito no SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, Serasa ou outro órgão de cadastro de inadimplentes como o CCF, a regra é bem simples para todos os casos, em geral o único trabalho do consumidor é localizar, pagar e aguardar o órgão limpar o nome do cadastro.

1 -) O primeiro passo é localizar e/ou procurar a instituição, empresa credora ou escritório de cobrança para negociar ou renegociar a dívida para haver a regularização da situação cadastral (limpar o nome);

2 -) O segundo passo é fazer o acordo, assinar o contrato e efetuar o pagamento à vista ou parcelado da dívida;

3 -) O terceiro passo é solicitar o contrato ou documento correspondente que comprove a quitação da sua dívida;

4 -) O quarto passo, o próprio credor deverá encaminhar um comunicado de quitação da dívida para os órgãos de proteção limpar o nome da lista de devedores.

Se você quiser saber aonde esta devendo, o total de dívidas correspondentes ao seu CPF, basta se dirigir diretamente as filiais do SPC ou Serasa com seus documentos pessoais. Para solicitar a exclusão do seu nome do cadastro, leve cópia simples do documento que comprove a liquidação da dívida, juntamente com um original e solicite que limpem o seu nome.

link Ainda não conseguiu limpar o nome do SPC e Serasa

link Como posso realmente “limpar o nome dos órgãos de proteção”?

3 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !