Seguro de crédito – Opcional ou obrigatório nos empréstimos ?

Ao solicitar empréstimo pessoal ou financiamento, o contratante é obrigado pagar o seguro de crédito embutido nas parcelas? Saiba a verdade!!!

Seguro de crédito é opcional ou obrigatórioSeguro de crédito – Atualmente nos sites de bancos online (home banking) quando vamos fazer um empréstimo pessoal, o seguro é opcional ou obrigatório? Muitos tem perguntado se ao contratar um empréstimo pessoal, o contratante é obrigado a pagar o seguro, na verdade em empréstimos pessoais, não é obrigatório, somente em empréstimos imobiliários existe a obrigatoriedade.

Uma das etapas necessárias para a solicitação de um empréstimo pessoal e sem duvidas pedir o crédito ao banco ou financeira, o processo é o mesmo sem distinção de idade (alguns casos) e classe social. Ou seja, o fato de ser aposentados, pensionistas, servidor publico, trabalhador privado, estudante ou autônomo, o ação vale para todos, solicitar.

No empréstimo para pensionistas e aposentados onde o desconto é feito no beneficio, o seguro já esta embutido no valor das prestações em muitas das operações, no empréstimo imobiliário é obrigatório para evitar insolvência, no financiamento de veículos também não há obrigatoriedade de embutir o seguro.

Já o pedido de empréstimo pessoal pela internet ou direto com seu gerente sempre vai vir acrescido do valor do seguro de empréstimo, talvez o que você não saiba é que quem decide a opção é você e não o sistema.

O “seguro de crédito ou empréstimo” pode ser um pouco diferente nas características, mas o objetivo principal dele é proteger o capital emprestado ao cliente. Essa ação visa se certificar de que em caso de não pagamento do empréstimo ou crédito pelos motivos descritos na cobertura de seguro os valores emprestados sejam restituídos a instituição financeira.

Existem inúmeras soluções de seguros de crédito e propostas de coberturas diferentes, cada banco ou financeiras que oferecem o empréstimo pessoal define quais seguros ofertar aos seus clientes. Em geral, a cobertura abrange o caso de morte ou invalidez temporário ou permanente do cliente, há também os que cobrem acidentes, perda de trabalho e assim por diante.

O seguro de crédito feito nos empréstimo pessoais também diferem no modo de cobrir o capital, alguns cobrem parte ou a totalidade do custo das parcelas ou todo o financiamento se necessário.

Concluímos então que o “seguro de empréstimo pessoal” é completamente opcional, você não é obrigado pela política de crédito o aceite do produto (seguro), mas vale mencionar que talvez até seja melhor fazê-lo, uma vez que normalmente tem um boa cobertura e o custo é relativamente baixo para os riscos envolvidos como ou perda de um emprego ou um invalidez temporária.

2 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !