Tipos de Empréstimo para Aposentado e Pensionista

Quais são as modalidades de empréstimo para Aposentado e Pensionista e como solicitar o empréstimo consignado do INSS

tipos de emprestimos para aposentado e pensionistaO Empréstimo em consignação do INSS com descontos das parcelas diretamente na folha de pagamento para aposentados e pensionistas do INSS foi autorizado pela lei federal n° 10.820/2003 no governo Lula.

Como o próprio nome diz, nessa modalidade de empréstimo consignado o valor das prestações são descontadas automaticamente todos os meses (enquanto durar o empréstimo) no benefício previdenciário, com taxas de juros controladas pelo Ministério da Previdência Social e estipulada pelo Conselho Nacional de Previdência Social, e utilizadas como baliza pelos bancos, financeiras ou promotoras de crédito. Atualmente os juros máximos são de 2,14% e mínima de 0,79% a.m.

Quais são as modalidades de empréstimo para Aposentado e Pensionista? São três maneiras para utilizar ou solicitar do empréstimo consignado para aposentado do INSS, mas é importante lembrar que somente titulares de benefícios previdenciárias do INSS devem fazer a contratação do crédito.

1) – Na primeira modalidade de consignação de empréstimo, o desconto é feito direto e automaticamente no benefício do aposentado e pensionista do INSS. O INSS desconta o valor da prestação consignada e repassa para instituição financeira conveniada.

2) – Na segunda modalidade empréstimo do consignado INSS, o valor da parcela é retido através da Lei instituída 10.953/2004. O INSS faz o repassa o valor total do benefício previdenciário, seja aposentado ou pensionista para a instituição financeira que paga o benefício todos os meses, e ela mesmo retém o valor do desconto. Essa  operação é possível somente para as respectivas instituições pagadoras dos benefícios.

3) – O terceira tipo de desconto do empréstimo consignado para aposentado e pensionista do INSS, está prevista através da publicação da Instrução Normativa do INSS n° 117, é aquela feita com o “cartão de crédito consignado”, 10% da margem consignável é o desconto máximo permitido no cartão de crédito consignado.

Se você quiser saber mais sobre empréstimo para aposentado e sobre as taxas de juros praticadas pelos bancos e financeiras de crédito conveniadas com  a Previdência Social, acesse a página na internet http://www.inss.gov.br/

Atualmente os juros variam de acordo com o número de parcelas e o valor contratado no empréstimo para aposentado e pensionista tem um limite de até 60 (sessenta) vezes, com máximo consignável de 30% do benefício mensal. Leia também: Como fazer empréstimo consignado para aposentado INSS?

128 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !