Skip to content

3 soluções infalíveis para você trocar carro financiado

Trocar carro financiado vale a pena? Quem tem o carro financiado e deseja passar o veículo para frente, para outro comprador, independentemente do objetivo, encontra três caminhos alternativos. É justamente dessas três soluções que tratamos neste artigo sobre carro financiado.

Três alternativas para trocar carro financiado

Para trocar carro financiado é preciso tomar alguns cuidados, isso porque, no aspecto jurídico, você é o responsável pelo veículo enquanto ele está alienado, mesmo pertencendo ainda ao banco por meio do financiamento mais comum neste tipo de negócio.

O primeiro ponto a ser considerado antes mesmo de escolher um caminho para trocar o carro financiado é sobre o objetivo. Por exemplo, você quer trocar de carro para pegar um modelo mais novo ou inferior? Ou simplesmente quer repassar o financiamento, pois não está em condições de manter as parcelas em dia? É reconhecendo seu objetivo que se torna mais fácil escolher o melhor caminho.

1. Quitar o saldo devedor do carro financiado

Se você tiver a possibilidade de quitar o valor em aberto do carro financiado, menos burocracia você vai encarar como em outras alternativas para trocar de carro. Normalmente, os bancos oferecem descontos significativos para quem deseja antecipar ou pagar o valor total do veículo.
soluções para você trocar carro financiado
A justificativa é que o juros é retirado por conta da diminuição do tempo para pagamento, antes parcelado em várias vezes. Essa pode ser uma boa solução, já que, dependendo do valor do carro na tabela FIPE, você consegue recuperar o valor quitado ou até mesmo ganhar um pouco em cima disso.

2. Transferir a dívida restante do carro financiado

Se você realmente não consegue mais pagar o veículo, opte por transferir a dívida do carro financiado.

O desafio desta opção é encontrar alguém que tenha um valor de entrada para te dar e ainda consiga assumir a dívida perante ao banco. Ou seja, a pessoa precisa também ter um perfil bom, incluindo o Score de crédito e o nome sem restrição no SPC e Serasa.

Cuidado: Não repasse o veículo financiado em seu nome para terceiros. Além do risco de inadimplência, existem outros fatores que podem complicar sua vida, inclusive juridicamente até dentro da área criminal. Além disso, os bancos costumam colocar uma cláusula no contrato que impede este tipo de negociação, considerando fraude em até alguns casos.

Ainda direto com o banco, você pode trocar carro financiado a qualquer momento. Cada banco possui suas exigências de acordo com o crédito para compra do automóvel, porém é comum que essas trocas de contratos ocorra sempre depois da terceira parcela do financiamento.

Também é exigido que o veículo seja da mesma categoria, além de outros detalhes. Na lista abaixo você encontra mais artigos que podem esclarecer algumas possíveis dúvidas:

  1. Precisa de CNH para financiar carro? Quais bancos não exigem?
  2. Quanto tempo leva a aprovação do financiamento de carro?
  3. O que precisa para conseguir um financiamento para carro?
  4. Qual a pontuação do Score para trocar ou financiar um carro?

3. Vender o carro financiado para concessionária

Pode até não parecer uma boa saída, mas vender o veículo financiado para concessionária pode te ajudar se houver alguma necessidade financeira.

como trocar seu carro financiado

É comum que essas lojas de carro comprem veículos, mesmo com dívidas. O único obstáculo nesses casos é se o valor total da dívida não está maior do que o próprio valor de mercado daquele modelo. Isso ocorre mais em financiamentos mais recentes, quando o comprador começou a pagar há alguns meses.

Além da possibilidade de ganhar parte do que você já investiu nas prestações pagas do carro financiado, é possível que você encontre um modelo um pouco inferior, mas que atenda suas necessidades financeiras.

 Como fazer o melhor negócio para trocar um carro financiado?

Os especialistas são unânimes neste ponto: Quem tem mais entrada na hora de comprar um carro via financiamento sai ganhando. Normalmente, por conta dos juros, o valor de financiamento de um carro pode até dobrar em alguns casos.

Por exemplo, um veículo que custa R$ 25 mil novo à vista, a prazo pode chegar a custar mais de R$ 40 mil. Ou seja, tem possibilidade de negociação e flexibilidade de pagamento aquele que tem um bom dinheiro na entrada da compra.

Uma outra possibilidade que deve ser considerada, caso você esteja precisando de dinheiro, é apostar no refinanciamento. Essa modalidade é simples e quase sem burocracia, normalmente o banco aprova sem muito receio, já que o veículo fica alienado, como uma garantia de pagamento caso o comprador deixe de pagar as parcelas em dia.

Pesquise bem antes de passar seu carro financiado para terceiros. No caso de bancos e concessionárias, faça a conta certinho e veja se refinanciar pode ser um bom caminho. Agora, saída boa é poder trocar o veículo por um superior e diretamente com o banco. Nesses casos, eles também facilitam!